115 Anos na Missão de Anunciar Jesus

Há 115 anos, dois homens enviados por Deus, Gunnar Vingren e Daniel Berg, chegaram a Belém do Pará com a missão de pregar o Evangelho de Cristo. E, mesmo com todas as limitações, eles o fizeram no poder do Espírito Santo, pregando ousadamente que Jesus Cristo salva, cura e batiza com o Espírito Santo, e certamente voltará! Deus confirmou a mensagem pregada com salvação, libertação, cura divina, revestimento de poder do Alto, trazendo uma nova e viva esperança a milhões de pessoas. A partir de sua bem-sucedida missão em Belém, iniciou-se o movimento de fé da Assembleia de Deus, o qual se expandiu por todo o território nacional, tornando-se reconhecidamente o maior movimento espiritual do Brasil e do mundo.

Neste sábado (20), às 9h00, teremos o maior culto, uma manifestação de fé e gratidão ao ar livre, com direito a RECONSTITUIÇÃO DA CHEGADA DOS MISSIONÁRIOS na Escadinha do Cais do Porto, com a inauguração do MEMORIAL DA CHEGADA DOS PIONEIROS AO BRASIL. E às 19h00, faremos o CULTO DE CELEBRAÇÃO no Centro de Convenções da Igreja-mãe (Av. Augusto Montenegro). Convidamos todos os amigos e irmãos a participarem conosco dessa celebração de gratidão a Deus.

Ao celebrarmos os humildes começos desse movimento de fé, reconhecemos que precisamos avançar e cumprir a missão iniciada pelos pioneiros, estando prontos a anunciar Jesus a todas as pessoas.

Estamos vivendo um dos momentos mais singulares e, simultaneamente, desafiadores da história da humanidade. O relógio escatológico parece acelerar seu tique-taque diante de nossos olhos, enquanto o cenário global se desenha entre avanços tecnológicos sem precedentes e uma profunda crise de identidade espiritual. É neste hiato temporal, nesta “janela de graça” que se estreita a cada pôr do sol, que a Grande Comissão ordenada por Jesus antes de Sua ascensão aos céus, se agiganta diante de todos nós, principalmente quanto mais se aproxima o Seu retorno. Tal desafio emerge não apenas como um chamado, mas, sobretudo, como um toque de trombeta para despertamento de todos os que amam ao Senhor Jesus e aguardam a Sua vinda.

A urgência que permeia tal desafio não é fruto de um alarmismo infundado, mas de uma percepção espiritual aguçada sobre a brevidade do tempo que nos resta para cumprir a tarefa que nos foi designada pelo nosso Rei, Senhor e Salvador Jesus Cristo. A premissa fundamental estabelecida neste desafio é a de que a evangelização não é um departamento da Igreja, nem uma atividade sazonal, mas a própria razão de sua existência na terra.

A janela de oportunidade para a salvação dos pecadores que se arrependem e creem de Jesus como Senhor e Salvador possui um limite soberanamente estabelecido por Deus. Ignorar essa urgência é negligenciar o clamor de milhões que caminham para a eternidade sem a esperança da glória eterna proposta do Evangelho. Portanto, o presente desafio é um convite para que despertemos do sono da complacência e reconheçamos que “hoje” é o tempo aceitável e o dia da salvação. Resta saber quem irá responder ao chamado para anunciar a mensagem de Salvação em Cristo para todas as pessoas.

A execução da Grande Comissão ou IDE, dada por Jesus Cristo à Sua Igreja, é impossível ao esforço puramente humano. Por isso, temos de depender do poder do Espírito Santo, como uma necessidade vital do dunamis ou poder capacitador que desceu sobre a igreja primitiva no Pentecostes e a tornou eficaz em sua mensagem. São os dons espirituais, e não os adornos litúrgicos, as ferramentas de trabalho indispensáveis para a colheita final resultante da evangelização eficaz. Sem a unção do Espírito, o anúncio de Jesus torna-se letra morta; com ela, porém, o testemunho torna-se vívido e irresistível, rompendo barreiras culturais, geográficas e espirituais.

Temos de buscar o revestimento de poder que transforma gente comum em mensageiros da graça divina salvadora. Precisamos, pois, transformar a teologia em “joelhos no chão”, o chamado em “pés no caminho”, expressos numa pregação efetivada na dependência do Espírito Santo. Cada discípulo de Jesus precisa enfrentar os desafios do testemunho pessoal no cotidiano, onde quer que esteja; e, juntos, buscar a eficácia do discipulado em pequenos grupos e a ocupação estratégica das mídias digitais. Portanto, o anúncio de Jesus a todas as pessoas deve ocorrer tanto na perspectiva de “olho no olho” da vizinhança quanto na vastidão das redes sociais, que hoje funcionam como os novos areópagos da modernidade.

O tempo de anunciar Jesus não é amanhã, nem quando as condições forem perfeitas; o tempo é agora! Os pioneiros, quando chamados, obedeceram. Assim também, hoje, todos nós devemos proceder. Oro para este desafio seja o combustível que faltava para incendiar o nosso chamado como servos de Jesus Cristo, e que sejamos obreiros aprovados, prontos para anunciar Jesus a todas as pessoas, em todos os lugares, proclamando que Ele é o Senhor e Salvador, para a glória de Deus Pai.

A seara é grande, os trabalhadores são poucos, mas o Senhor da seara está convocando você agora mesmo a este grande desafio. Considere o chamado divino e, acima de tudo, consagre-se a Deus para executar a boa missão de anunciar Jesus a todas as pessoas.

 

 

Samuel Câmara

Pastor da Assembleia de Deus em Belém

CADB

CADB

Convenção da assembleia de Deus no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *