Quando Johannes Gutenberg estava no processo de invenção da prensa, nos idos de 1455, tentou manter segredo até que esta estivesse terminada. Os herdeiros de um dos investidores moveram um processo e acabaram descobrindo em que ele trabalhava. Sua prensa era uma maravilha tecnológica que tornaria possível a impressão de literatura em massa.
Uma vez terminada a prensa, o primeiro livro que Gutenberg imprimiu foi a Bíblia. Esse único evento faria com que a Bíblia se tornasse o livro mais amplamente distribuído e lido no mundo. Antes desse tempo, era meticulosamente trabalhada e produzida apenas uma cópia por vez. A partir de então, a Bíblia passou a ser produzida em massa, e assim, ao longo do tempo, bilhões de pessoas passaram a ter acesso à sua mensagem.
Por que a Bíblia foi a primeira escolha de Gutenberg?
Por que, ainda hoje, são impressas milhões de cópias todos os anos?
Por que esse livro desperta tanta admiração de uns e demasiado ódio de outros?
Por que as suas páginas ainda inspiram milhões de vidas em nossos dias?
A única resposta possível é que a Bíblia é um livro sobrenatural, é a revelação escrita de Deus para toda a humanidade. Ela foi inspirada e preservada por Deus e chegou até nós de um modo milagroso. Todo tipo de perseguição foi engendrada pelos inimigos da verdade para pôr fim ao Livro, mas este continua a orientar pessoas a viverem uma vida plena e leva muitas outras a desenvolverem novos meios de divulgar sua notável mensagem de salvação para todos.
Todo segundo domingo de Dezembro comemora-se o Dia da Bíblia em mais de cem países do mundo. Membros de muitas igrejas cristãs de algum modo celebrarão a inquestionável importância da Bíblia para suas vidas, pois creem que ela é a infalível Palavra inspirada de Deus.
Mas a Bíblia é realmente confiável?
Bem, você confiaria na palavra de alguém que não mente, é totalmente justo e absolutamente santo?
Esta é a primeira razão para confiramos na Bíblia. Ela foi inspirada por Deus, e Ele nunca mente e jamais muda; é completamente merecedor de nossa confiança.
A importância de qualquer palavra depende de quem a fala. Qualquer pessoa pode ser conhecida pelo que fala, pois o que ela diz é a expressão do que pensa; e os seus pensamentos, uma vez expressos, mostram quem essa pessoa realmente é. Assim, Deus é o Ser Perfeito, o Todo-poderoso, o Deus Fiel que falou a Palavra Perfeita. O fundamento da nossa fé, portanto, é a Sua Palavra contida na Bíblia.
Muitos julgam erradamente a Bíblia, pois a conhecem apenas superficialmente. Recusam-se a adentrar mais profundamente no conhecimento dela através do estudo e prática da mensagem de Deus nas Escrituras.
Quanto mais a Bíblia é cuidadosa e humildemente estudada, mais se saberá que o plano de Deus para a redenção e felicidade do ser humano é perfeito. Mas isto depende de uma decisão pessoal, pois Deus jamais nos obrigará a fazê-lo. Temos de ter em mente o que precisamos saber e procurar isto pela leitura cuidadosa da Bíblia e pela oração perseverante.
Quanto mais conhecemos a Palavra de Deus, mais ainda acreditamos nela. Quanto mais acreditamos, mais precisamos obedecê-la. Quanto mais obedecemos, ainda mais sabemos sobre a vontade de Deus para nossas vidas e o Seu propósito para a totalidade da História, nossa e do mundo.
Por causa da mensagem de salvação revelada na Bíblia, todos os dias milhares de pessoas são salvas e batizadas em todo o mundo. Porque a Bíblia, como nenhum outro livro, mostra o correto caminho de volta para Deus e define com clareza todos os pontos de um posicionamento na vida que verdadeiramente agrada ao Senhor. Hoje em dia, no mundo todo, usa-se o GPS para posicionamentos, deslocamentos, achar endereços, mostrar caminhos, chegar a algum lugar.
O GPS (Global Positioning System) é um sistema de navegação que fornece coordenadas geográficas, altitude, horário e velocidade de deslocamento de um ponto a outro na Terra. Ele funciona através de satélites que orbitam a Terra e enviam informações para um aparelho receptor, que converte as coordenadas geográficas da região.
A Bíblia é o “GPS de Deus” para nós, posto que, através do Espírito Santo, aponta um bom direcionamento para as nossas vidas: aos desorientados, mostra o rumo certo; aos perdidos, aponta o caminho da salvação através de Jesus Cristo; e a quem quiser, mostra a perfeita vontade de Deus para viver uma vida abundante e produtiva, guiando-nos passo a passo no caminho de uma vida verdadeiramente vitoriosa.
Além disso, A Bíblia é uma esplêndida “carta de amor”, do maior e mais perfeito amor, o amor de Deus por mim e por você, que trouxe uma eterna salvação a todo aquele que crê em sua mensagem, obedece aos seus preceitos e vive os seus conceitos na abundante graça que nos é provida em Cristo Jesus. Pense nisso!